Dos Estágios e Mémoire

17.4.08

Amigos,
Nós aqui da Universidade do Porto gostaríamos de iniciar uma discussão dos Trabalhos finais Terceiro e Quarto semestre. Para isso, propomos junto com a Profa. Manuela os encaminhamentos abaixo.
Obsevação: estamos traduzindo as versões em Espanhol, Francês, Swaihi, Mani, Recifense, Portuense e Macua...
Esperamos a participação intensa de todos para que não fiquemos só reclamando. Segue documento abaixo,
abrços em todas/os,
............................................................................................................................

Dos Estágios e Mémoire

Terceiro Semestre:

I. Disciplinas (Módulos)

II. Primeira Parte do Estágio a ser feito na universidade da especialização que equivale a 10 Ects, ou seja, 150h de estágio. Tendo em vista as possíveis preferências dos estudantes, a universidade e estudantes co-responsabilizam-se na busca de locais para estagiar. Porém, fica a cargo da Universidade sugerir as opções sobre as quais o estudante possa escolher.

II.1. Resultado Esperado a ser apresentado pelo estudante:

Em 15 páginas um relatório síntese que enuncie as principais problemáticas encontradas no estágio concernentes ao tema do mémoire do estudante.

Quarto semestre:

I. Segunda Parte do Estágio a ser feito na universidade de acolhida que equivale a 10 Ects, ou seja, 150h de estágio. Tendo em vista as possíveis preferências dos estudantes, a universidade e estudantes co-responsabilizam-se na busca de locais para estagiar. Porém, fica a cargo da Universidade sugerir as opções sobre as quais o estudante possa escolher.

I.1. Produto Esperado:

Um relatório síntese de 15 páginas que enuncie, a partir da primeira parte do estágio, outras problemáticas possíveis ou que dê densidade aquelas já enunciadas no estágio primeiro. Portanto, o foco deste estágio deve estar na Especialização do estudante. Nesta fase, o estudante já deve estruturar este relatório em forma de projecto final a ser desenvolvido no Mémoire focando o tema central, ou seja, deixar claro qual será o seu objecto de estudo.

II. Mémoire:

II.1. Articulação dos dois estágios em um texto reflexivo que problematize um ponto específico resultado dos estágios (entre 60 a 90 páginas, excluindo Bibliografia e Anexos)[1].

II.2. Sintetizar o Mémoire em forma de um artigo científico (30.000 caracteres com espaço; times New Roman; letra 12; espaçamento 1,5) a ser divulgado em diferentes meios: livros, congressos, colóquios, seminários etc. A eventual divulgação é da responsabilidade do/a autor/a do artigo.

Da Estrutura e desenvolvimento destas três Fases:

Sugere-se a existência de um/a orientador/a necessariamente na Universidade da Especialização; um/a co-orientador/a na Universidade de acolhimento e um/a coordenador /a de estágio na instituição onde se realiza o mesmo.
A designação deste/a orientador/a deve ocorrer, desejavelmente, até ao final do 2º semestre.
O/a estudante sugere 2 nomes de professores/as, que serão sancionados em função das disponibilidades e das áreas temáticas em causa. O Conselho Pedagógico do Consórcio sanciona a designação dos orientadores/as e co-orientadores/as.


[1] O que é referido no Dossier de candidatura do MUNDUSFOR:
10%: Relatório de auto-avaliação do estudante.
30%: Avaliação do tutor do estabelecimento.
60%: Avaliação pelo tutor universitário do relatório de estágio apresentado pelo estudante, a partir dos seguintes critérios:
a) Aspectos formais
b) Aspectos relativos ao conteúdo:
§ Qualidade da formação e das referências teóricas.
§ Coerência interna entre as diferentes partes do trabalho.
§ Qualidade, coerência e pertinência do plano.
§ Aplicação e desenvolvimento do plano de trabalho.
§ Nível da reflexão e dos contributos pessoais.
Elos estabelecidos entre a experiência ligada à prática profissional e os contributos teórico-práticos usados como referentes.
Sobre os objectivos de avaliação da memória de investigação sobre a prática (…) Pôr em evidência a sua capacidade para desenvolver um trabalho de investigação sobre a prática profissional: problematização, mobilização de referências teóricas, rigor metodológico, análise de dados, solução de problemas e elaboração de conclusões em relação com a problemática inicial.

1 comentarios:

Christian M. Mwewa dijo...

Lo siento, pero tenemos que aprender el Português tanbién.No solo el Inglés, hihihihi
ch.

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB